Reseller Hosting – O que é Reseller Hosting

Reseller Hosting? Vale a pena ser um revendedor de hospedagem de sites? O termo reseller é dado à pessoa física ou jurídica que se torna afiliado de um datacenter e atua como intermediário vendendo os serviços de hospedagem a terceiros.

Qual a vantagem de ser Reseller Hosting?

A principal vantagem de atuar como revendedor é o baixo custo do negócio.

Não é preciso adquirir equipamentos de última geração, servidores, contratação de internet dedicada e de profissionais altamente qualificados. Esses esforços ficam a cargo da empresa responsável pelo Datacenter, ficando o reseller responsável pelo fortalecimento de sua marca, suporte e busca de clientes.

Além de pessoas que desejam ter uma renda extra, existem empresas no mercado que atuam como grandes empresas de hospedagem, muitas dessas inclusive com servidores ou Datacenter próprios.

Vale a pena ser Reseller no Brasil?

Sim, com certeza.

O mercado de revenda de hospedagem no Brasil cresce continuamente e isso não só interessa à empresas brasileiras como internacionais que estão de olhos no mercado nacional. Exemplo disso, temos a HostDime que já possui um grande Datacenter na cidade de João Pessoa.

Conforme a Registro.br no Brasil existem mais de 4 milhões de domínios registrados, sem contar os domínios internacionais fazendo o número de sites no Brasil ultrapassar facilmente os 10 milhões. E para todos esses sites é necessário haver hospedagem.

E não apenas hospedar. É preciso estar familiarizado com as diversas ferramentas existentes, saber prestar suporte e auxiliar os clientes na resolução de problemas.

Hoje estão a cada dia surgindo cada vez mais agências que além do serviço de hospedagem agregam serviços de criação e manutenção de sites.

Como atua um Reseller Hosting (Revendedor de Hospedagem)?

Primeiro é preciso pesquisar um bom Datacenter ou adquirir um servidor de uma empresa de confiável.
Adquirir programas de gestão que se integrem ao servidor e faça automaticamente serviços como criação e exclusão de planos, gerenciamento de pagamentos, suporte, etc.
Obter conhecimento sobre hospedagem e os diversos tipos de linguagens, além de realizar testes no servidor de suporte das diversas linguagens.
É preciso também que o revendedor invista em publicidade e propaganda para alavancagem de clientes.
Etc.
A vida de um revendedor é de aprendizagem diariamente, por isso é preciso que anote ou crie um FAQ no site a medida que as dúvidas forem surgindo, para facilitar nas resoluções de problemas.

Principais Ferramentas de Gestão de Hospedagem de Sites

  • WHM: Responsável pela criação de planos, criação e exclusão de contas. O acesso é feito pelo administrador da hospedagem.
  • cPanel: Gerenciador dos sites hospedados. Nele podem ser adicionados novos sites, criados emails e realizado a gerência dos sites hospedados. O acesso é feito pelo usuário.
  • WHMCS: Gerenciador de contas e financeiro da hospedagem. Através dele o cliente pode comprar novos pacotes, atualizar os atuais, gerar pagamentos, etc. Através dele, o administrador pode gerenciar o WHM e o cPanel, criando e excluindo pacotes e contas, além de diversas tarefas administrativas.

Principais recursos de uma revenda de hospedagem

  • Tráfego: é a quantidade de dados utilizados pelos visitantes ao acessar os sites hospedados.
  • Espaço em disco: é a quantidade de espaço disponível para que o cliente hospede páginas, vídeos ou arquivos no servidor.

Ao decidir por criar uma revenda de hospedagem de sites é preciso analisar diversos aspectos. Existem vantagens como o bom retorno financeiro e existem as desvantagens como a necessidade de tempo para suporte e conhecimentos básicos de todos os recursos e funcionamento dos servidores.

You Might Also Like