Como criar um Blog WordPress?

WordPress

O que é WordPress?

Primeiro precisamos determinar sobre qual WordPress estamos falando. Existe dois tipos de WordPress.

O primeiro é o WordPress.com que é uma empresa que hospeda sites criados com WordPress, porém com recursos limitados na versão grátis.

Para pessoas que querem ter maior facilidade e uma hospedagem dedicada para WordPress, recomendamos hospedar seu Blog neste site.

O Segundo é o WordPress.org que é uma ferramenta disponibilizada de forma open source para ser hospedado em servidores pessoais ou em hosting profissional.

Recomendamos este tipo de software para desenvolvedores e usuários mais avançados.

O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo e possui milhares de Plugins que possibilitam otimizações capazes de satisfazer todos os tipos de necessidades.

O que é um Blog?

Um blog é um espaço virtual com conteúdo sobre assuntos diversos, empresas ou órgãos governamentais.

Hoje em dia muitas pessoas estão tendo como profissão ser blogueiras. Algumas geram renda extra com este tipo de atividade, enquanto outras tem essa atividade como sua principal fonte de renda.

As fontes de recursos ($$$) para um blog são diversas:

  • Publicidade: Programas de publicidade como Google Adsense e UOL Afiliados, entre outros, garantem uma boa rentabilidade ao seu blog.
  • Afiliados: Se seu blog é sobre determinados produtos ou serviços, faça parcerias com empresas afins e ganhe por produtos ou serviços vendidos.
  • Parcerias: Pode também gerar renda oferecendo serviços e parcerias a outros blogs ou sites. Você pode oferecer espaço em seu blog para empresas ou criar posts falando sobre serviços de terceiros.

O que é preciso para ter um Blog WordPress?

Primeiro é preciso ter um domínio…

O que é um domínio? Um domínio é o endereço pelo qual seus usuários irão lhe encontrar.

Nosso site possui o domínio resellerhosting.com.br. Isso significa que quando qualquer pessoa pesquisar por este domínio, em qualquer lugar do mundo será direcionado para este site.

Os domínios são registrados por diversas empresas de hospedagem ou por empresas especializadas na venda de domínios. 

Recomendamos empresas internacionais como a GoDaddy e no Brasil empresas reconhecidas como a UOL Host.

Escolha um nome de domínio que tenha haver com a proposta de seu site e que seja de fácil memorização e de escrita por seu público alvo.

Contratar uma empresa de hospedagem de sites…

É preciso ter cuidado com as empresas de hospedagem que você pretende contratar para seu blog. Contrate empresas responsáveis, com boas políticas de uso e de Privacidade e que tenham um suporte confiável. Pesquise a reputação dessas empresas em sites como o Reclame Aqui ou em fóruns na internet.Instalando o WordPress…

Muitas empresas de hospedagem possuem em seu painel de controle aplicações que realizam a instalação automática do WordPress no servidor. Com alguns cliques é possível realizar a instalação do CMS, sendo apenas solicitado algumas informações simples para configuração e registro de senhas de acesso.

Outras pessoas preferem baixar o programa e instalar manualmente no servidor. Esse tipo de configuração é destinado a usuários mais experientes, pois é preciso conhecer e ter informações do servidor no qual será hospedado o site.

Caso haja dúvidas durante o processo de instalação é recomendado o contato com o suporte do servidor para auxílio na instalação, pois devido as diferenças de configurações de servidores, alguns manuais podem não ser úteis para instalação do WordPress.

Uso de Temas e Plugins…

Para facilitar a criação do Layout para o site, o WordPress disponibiliza Milhares de Temas e Plugins gratuitos. Esses dois elementos são indispensáveis para criar um site dinâmico e estilizado de acordo com o tema alvo do site.

Existem sites que disponibilizam excelentes Temas e Plugins, mas recomendamos procurar antes de comprar na base de busca do WordPress se não existem opções similares e gratuitas.

Uso de SSL (https) em blogs WordPress…

É imprescindível a utilização de um certificado SSL em um blog ou site. Esses certificados ajudam na classificação do site nos resultados de buscas do Google e dão maior conceito e segurança ao site.

Existem plugins que auxiliam na inclusão do certificado, mas antes é preciso realizar procedimentos de inclusão no servidor do certificado SSL.

Há certificados pagos e gratuitos. Algumas empresas como a CloudFlare oferecem o certificado gratuitamente.

Conclusão

Se você já tem a ideia em sua cabeça, coloque no papel e adquira seu domínio, compre sua hospedagem e faça seu blog.

Boa Sorte!!!